quinta-feira, 6 de setembro de 2007

projecto curricular de turma

ANO LECTIVO DE 2007/2008Proposta de estrutura para a elaboração do PROJECTO CURRICULAR DE TURMA

1 - Introdução2 - Caracterização da turma e dos alunos2.1 - Horário da turma
Lista dos Alunos
Registo fotográfico
Identificação do Director de Turma
Composição do Conselho de Turma
Identificação do Representante dos Encarregados de Educação
Identificação do Delegado de Turma e do Subdelegado
(.....)
2.2 - Perfil da turma
Caracterização socio-económica
Dados estatísticos obtidos a partir do inquérito do Director de Turma
Idades, expectativas, motivações, interesses, ocupação dos tempos livres, desportos praticados, .....
Potencialidades da turma ou de alguns dos alunos nela inseridos
Disciplinas preferidas
Disciplinas em que os alunos dizem ter maiores dificuldades
Metodologias de trabalho preferidas pelos alunos
(....)
2.3 - Alunos com Necessidades Educativas Especiais
Referir a existência destes alunos na turma
Remeter a análise e debate destes alunos para o respectivo PEI
Referir quais as reformulações/adaptações necessárias devidas à inclusão destes alunos
( todo este ponto tem que ser debatido pelo Conselho de Turma e consensualmente definir se os alunos de NEE´s são ou não aqui incluídos, tendo em conta a privacidade desses alunos e das suas famílias. Não esquecer que o PCT é um documento público e pode ser consultado )
2.4 - Alunos com outras necessidades educativas
Alunos estrangeiros ou originários dos PALOP
Alunos portadores de deficiências físicas
(....)
3 - Identificação de problemas e definição de prioridades e competências a privilegiar
Problemas da turma - Informação extraída dos relatórios e testes de diagnose dos Professores
Áreas de actuação prioritárias
Competências gerais a privilegiar
Estratégia transversais a adoptar
(....)
4 - Metodologias adequadas às necessidades educativas dos alunos4.1 - Plano de Actividades da Turma
Visitas de Estudo
Inscrições nos Clubes da Escola
Desporto escolar
(....)
4.2 - Planificações anuais das Áreas Curriculares Disciplinares
Para simplificar a consulta do documento devem ser incluídas apenas as planificações anuais com os conteúdos e a indicação da sua respectiva calendarização prevista
4.3 - Estratégias a privilegiar nas Áreas Curriculares Disciplinares
Os docentes das várias disciplinas devem indicar as metodologias / estratégias / situações de aprendizagem que pretendam implementar, as quais devem, na medida do possível, ser adaptadas às características da turma acima referidas
O Director de Turma poderá organizar esta informação em tabela do tipo:
Áreas Curriculares Disciplinares
Estratégias / Actividades
L. Portuguesa

Inglés

Matemática

Ou, se o quiser, de outra forma mais explícita.
(.....)
4.4 - Planificações da Áreas Curriculares Não Disciplinares
Área de Projecto
Formação Cívica
Estudo Acompanhado

5 - Critérios de Avaliação a privilegiar
Devendo ser aplicados os Critérios de Avaliação estabelecidos pelos Grupos Disciplinares poderá ficar definido no PCT que será dado maior relevo a alguns domínios, tendo em consideração as características da turma.
6 - Avaliação do Projecto Curricular de Turma
O PCT deve ser avaliado no final de cada momento de avaliação sumativa (final de cada período lectivo)
O Conselho de Turma deve reflectir sobre os aspectos que serão objecto de avaliação, os quais podem ser indicados e definidos no início do ano lectivo, servindo de linhas orientadoras para a reflexão e reformulação das práticas
Deve ficar registado no final do ano em acta de Conselho de Turma uma reflexão dos professores sobre as dificuldades encontradas na implementação do Projecto
Registar também as matérias não leccionadas

Sem comentários: